Força Aérea Brasileira

Get a Free Quote

Contact Sales

Edit Template

AVIAÇÃO CIVIL

Coordenação interministerial e interagência para garantia da operação de companhias aéreas.

Operação ocorreu nesta sexta-feira (14/06) e envolveu o deslocamento de equipamentos e militares

Interrompidas desde as 17 horas do dia 03/06, as operações aéreas no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), geraram uma retenção de aeronaves que, agora, começa a ser sanada com apoio do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Canoas (DTCEA-CO), unidade pertencente ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). Nesta sexta-feira (14/06), controladores de voo se deslocaram para apoiar a decolagem de oito aeronaves de pequeno porte que estavam retidas em hangares do aeródromo…

Medida foi adotada para retomar malha aérea comercial na região, prejudicada após a enchente que atingiu o Rio Grande do Sul e fechou o Aeroporto Salgado Filho

Poucos dias após o Governo Federal anunciar a malha aérea emergencial para atender os passageiros do Rio Grande Sul, a Base Aérea de Canoas (BACO) recebeu, nesta segunda-feira (27/05), o primeiro voo comercial com passageiros. Por semana, a previsão é que mais de trinta voos pousem na unidade militar…

Aeronaves pousaram em Canoas no domingo e na segunda-feira

A organização norte-americana Samaritan’s Purse enviou dos Estados Unidos ao Brasil, por meio de uma aeronave Boeing 757, 18 toneladas de itens essenciais em ajuda às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. O avião, que tem por finalidade o transporte humanitário e abastecimento de suprimentos, equipamentos para socorristas e voluntários responsáveis por serviços de assistência a comunidades necessitadas, pousou na manhã de domingo (12) na Base Aérea de Canoas (BACO)….

Foram transportados cerca de 3,5 toneladas de doações, entre fardos de água, cobertores, soro fisiológico e outros itens essenciais às vítimas da enchente no estado

A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu, nesta quarta-feira (08/05), em parceria com a Azul Linhas Aéreas Brasileiras, o primeiro voo humanitário, após a abertura da Base Aérea de Canoas (BACO) para operações de voos comerciais….

Apesar da retomada das operações no terminal operado pela concessionária Fraport em Porto Alegre, o pouso e a decolagem das aeronaves seguirão sendo realizados na Base Aérea de Canoas devido aos impactos da enchente na estrutura da Capital

A partir desta segunda-feira (15), o embarque e o desembarque de passageiros voltarão a ser realizados no terminal do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. Desde a retomada dos voos, interrompidos em razão da enchente de maio na Capital, esses procedimentos vinham sendo feitos no ParkShopping, em Canoas. Os pousos e decolagens das aeronaves, porém, seguirão sendo realizados na Base Aérea do município vizinho em razão da falta de condições operacionais no Salgado Filho…

ANAC autorizou a ampliação de 49 para 87 voos semanais no aeródromo militar e o funcionamento 24h por dia

A Força Aérea Brasileira (FAB) reforçou a parceria com Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) para que a Base Aérea de Canoas (BACO) pudesse receber mais voos comerciais. Após autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) de ampliar de 49 para 87 voos semanais, a BACO passará a funcionar 24 horas por dia, e a distribuição dos novos slots (horários de pousos e decolagens) deve ser realizada, nesta quinta-feira (11/07), pela ANAC…

O objetivo, segundo a Fraport Brasil, é dar mais agilidade aos procedimentos de embarque, desembarque e inspeção de segurança de um volume maior de passageiros.

O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, retoma nesta segunda-feira (15) os embarques e desembarques e o controle de segurança no terminal de passageiros. O objetivo, segundo a Fraport Brasil, é dar mais agilidade aos procedimentos e na inspeção de um volume maior de passageiros de voos comerciais…

Pousos e decolagens continuarão sendo feitos na Base Aérea de Canoas

O Aeroporto Internacional Salgado Filho, de Porto Alegre, retomará – a partir de segunda-feira (15) – os embarques e desembarques e o controle de segurança no terminal de passageiros. Desde 27 de maio, essas operações em voos comerciais estão sendo realizadas em um shopping de Canoas, município da região metropolitana da capital gaúcha, para pousos e decolagens na Base Aérea de Canoas…

Objetivo é garantir uma retomada gradual e segura das atividades no aeroporto, priorizando ações operacionais, técnicas e administrativas

A Força Aérea Brasileira (FAB), através do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), está se preparando para reiniciar as operações no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. O objetivo é garantir uma retomada gradual e segura das atividades no aeroporto, priorizando ações operacionais, técnicas e administrativas…

Atraídos pelas pilhas de lixo acumuladas nas ruas da cidade gaúcha, urubus que sobrevoam a região podem acabar inviabilizando a operação no espaço da FAB

Dois meses após o início das enchentes que fecharam o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, um novo problema ameaça paralisar também a Base Aérea de Canoas, na região metropolitana, improvisado para receber voos comerciais provisoriamente…

Frequências semanais passarão de 47 para 68 com o objetivo de suprir a demanda para a região enquanto o aeroporto de Porto Alegre permanecer fechado

As aéreas brasileiras vão aumentar a frequência de voos para a Base de Canoas enquanto o aeroporto de Porto Alegre permanecer fechado em decorrência dos estragos causados pelas enchentes que atingiram a região. No total, haverá aumento gradual dos atuais 47 voos por semana para 68. A Azul vai também passar a usar aviões maiores na operação, ampliando assim a quantidade de assentos. O setor trabalha também para ampliar a conexão com cidades próximas, como Pelotas e Caxias do Sul…

Considerando Florianópolis e dois terminais de SC, demanda suporta 78% das viagens domésticas que iriam para Porto Alegre

As rotas aéreas gaúchas alternativas a Porto Alegre após o fechamento do aeroporto Salgado Filho devido às enchentes contemplam 16% do total de voos domésticos que a capital registrou de maio a junho do ano passado. Ao considerar a chamada malha emergencial, que inclui o aeroporto de Florianópolis e de outras duas cidades catarinenses, a capacidade sobe para 78%…

A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que controladores de tráfego aéreo se deslocaram para apoiar, na última sexta-feira, 14 de junho, as decolagens de mais oito aeronaves de pequeno porte que estavam retidas em hangares do Aeroporto Internacional Salgado Filho, de Porto Alegre, Rio Grande do Sul…

Agência afirma decisão como “caráter excepcional”; ação não libera voos comerciais com passageiros

Os aviões que ficaram retidos no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), em decorrência das fortes chuvas que atingiram o estado desde o início de maio, começaram a ser retirados do terminal neste sábado (08)…

Governo federal realizou vistoria técnica no aeroporto Salgado Filho nesta segunda-feira(3/6) um mês após interdição

Começou nesta segunda-feira (3/6) a limpeza do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. O local foi atingido pelas cheias na capital gaúcha e teve a operação suspensa há um mês…

Segundo a administradora do terminal, somente em equipamentos o prejuízo já chega a R$ 45 milhões.

Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, só deve voltar a funcionar na segunda quinzena de dezembro, de acordo com o ministro de Apoio à Reconstrução, Paulo Pimenta e a Fraport, que administra o aeroporto. O período mais preciso ainda será avaliado depois que for feita uma análise completa da pista. Segundo a Fraport, somente em equipamentos o prejuízo já chega a R$ 45 milhões. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (3)…

Em uma visita realizada ao Rio Grande do Sul, na última quarta-feira (29), o ministro de Portos e Aeroportos (Mpor), Silvio Costa Filho, anunciou a ampliação da malha aérea emergencial criada para atender à demanda de passageiros que procuram voos para Porto Alegre e região metropolitana em razão do fechamento do aeroporto Salgado Filho após ser atingido por fortes enchentes…

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) confirmou recentemente que está analisando manifestações relacionadas à possível internacionalização da Base Aérea de Canoas, localizada no Rio Grande do Sul. A intenção é viabilizar operações de voos comerciais internacionais, mas a ANAC destaca que esse processo é complexo e depende da avaliação de diversos órgãos federais, informou o Estadão…

Em vistoria realizada nesta segunda-feira (3) no Salgado Filho, a Fraport apresentou o prazo de reabertura do terminal. Ideia é reabrir o aeroporto funcionando a partir da segunda quinzena de dezembro

Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos visitou esta semana, o estado do Rio Grande do Sul e anunciou uma ampliação na malha aérea emergencial no estado. Os voos semanais da base aérea de Canoas passarão de 35 para 70.

A malha emergencial na base aérea de Canoas, um dos sete aeródromos do Rio Grande do Sul, foi criada devido às enchentes que causaram uma verdadeira tragédia no estado. Uma adaptação emergencial foi feita na Base Aérea de Canoas (você pode ler aqui o artigo que publicamos explicando um pouco mais sobre isso) a fim de que alguns voos comerciais pudessem pousar e decolar emergencialmente dali. O primeiro voo aconteceu nesta segunda-feira, 27 de maio…

Ministério dos Portos e Aeroportos anunciou na quarta-feira (29) que vai dobrar a quantidade de voos comerciais na Base Aérea de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre…

O Aeroporto Internacional Salgado Filho, localizado em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, permanecerá fechado até pelo menos o dia 10 de agosto devido aos danos causados pelas enchentes na região. Essa informação foi divulgada através de um Notam (aviso ao aviador, em tradução livre) emitido pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), órgão vinculado à Força Aérea Brasileira…

As companhias aéreas Latam, Azul e Gol anunciaram, nesta terça-feira (21), que só começarão a operar comercialmente na Base Aérea de Canoas (RS) a partir da próxima semana. A Latam pretende iniciar a operação temporária na segunda-feira (27). Já os primeiros voos da Azul e da Gol estão programados para 1º de junho…

A partir da próxima segunda-feira (27), os voos comerciais para a região metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, voltarão a operar pela Base Aérea de Canoas. O Aeroporto Internacional Salgado Filho, na capital gaúcha, segue tomado pela água das enchentes e permanece interditado por tempo indeterminado…

Fraport, concessionária do Aeroporto de Porto Alegre, informou que não há previsão de data para início das operações. Terminal está interditado em razão das fortes chuvas no RS.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, informou nesta segunda-feira (13) que a Força Aérea Brasileira (FAB) e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) já deram “sinal verde” para o uso da Base Aérea de Canoas (RS) para voos comerciais…

Ação tem como objetivo amenizar impacto do fechamento do aeroporto de Porto Alegre

Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou nesta quarta-feira (8) que irá utilizar sua Base Aérea de Canoas, cidade próxima a Porto Alegre, para voos comerciais. A ação tem como objetivo amenizar o impacto do fechamento do Aeroporto Salgado Filho, na capital gaúcha…