Missões de alto grau de complexidade e risco, são muito bem desempenhadas pela Força Aérea Brasileira. São vitais em operações humanitárias, pois trazem esperança e alento ao retirar pessoas de áreas de desastres e de difícil acesso, facilitando a evacuação e fornecendo assistência rápida em situações onde o risco de morte é iminente.
Um helicóptero H-60L Black Hawk do Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5º/8º GAV) – Esquadrão Pantera, sediado na Base Aérea de Santa Maria (BASM), foi acionado neste sábado (11) para realizar a Evacuação Aeromédica (EVAM) de uma idosa de 86 anos que estava em uma região isolada próxima ao município de Agudo (RS)…
Atuação ocorreu no âmbito da Operação Taquari 2, no apoio às vítimas da enchente no RS
Atuando 24h por dia e em diversas regiões do Rio Grande do Sul, a Força Aérea Brasileira segue firme no apoio às vítimas de enchentes no estado. Foi nesse cenário que o Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5º/8º GAV) – Esquadrão Pantera, sediado na Base Aérea de Santa Maria (BASM), realizou, nessa quinta-feira (09/05), uma sequência de Evacuações Aeromédicas, além de entrega de mantimentos em áreas isoladas….
Entre elas, estava uma paciente com câncer
Uma criança de oito anos foi resgatada na noite dessa quarta-feira (08/05) em Santa Cruz do Sul (RS) pelo Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5°/8° GAV) – Esquadrão Pantera, da Força Aérea Brasileira (FAB). Portadora de câncer, ela sofreu uma infecção e foi transportada para o Hospital da Criança, em Porto Alegre, para seguir o tratamento e a quimioterapia…
O avião opera a partir da Base Aérea de Florianópolis (BAFL), fazendo sete horas de voo de Busca na região do Vale do Taquari
Desde quarta-feira (08), a Força Aérea Brasileira (FAB) passou a empregar uma nova aeronave para buscas na área de enchentes no Rio Grande do Sul. Um SC-105 Amazonas do Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2º/10º GAV) – Esquadrão Pelicano, sediado na Base Aérea de Campo Grande (BACG), sobrevoa a região do Vale do Taquari realizando buscas por pessoas em situação de risco e que necessitam de resgate….
Tragédia histórica produziu cenas e situações que foram se fixando na memória e no coração de todo mundo.
A Força Aérea Brasileira (FAB) também foi responsável pela campanha “Todos Unidos pelo Sul”, que arrecadou 2 mil toneladas de alimentos. Militares do Exército e da Força Aérea, juntamente com voluntários, entregaram 400 toneladas das doações às vítimas
No dia 10 de junho, o Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, e os comandantes das Forças Armadas estiveram presentes no Rio Grande do Sul para conferir o trabalho dos militares em apoio a todos os municípios afetados pelas enchentes…
Uma equipe de 42 profissionais voluntários de várias cidades do país também farão o trabalho de atualização cadastral e de informar a população sobre os programas sociais
Um time de 42 voluntários de diversas cidades vai reforçar a busca ativa no Rio Grande do Sul. Em resposta à crise humanitária enfrentada pelos municípios gaúchos atingidos pelas enchentes, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) mobilizou uma força-tarefa para localizar e inscrever pessoas em situação de vulnerabilidade no Cadastro Único. Os profissionais também farão o trabalho de atualização cadastral e de informar a população sobre os programas sociais…
Advogada estima que 19 mil pets tenham sido abandonados após enchentes catastróficas no Rio Grande do Sul. Bichos aguardam ganhar novo lar
Famílias do Distrito Federal adotaram 40 animais resgatados das inundações registradas no Rio Grande do Sul. Nesse sábado (1º/6), os bichos foram acolhidos pelos novos tutores logo após desembarque na Base Área de Brasília…
Entre os militares que estão no Rio Grande do Sul para ajudar as famílias atingidas pelas inundações, mais de 80 são do Mato Grosso do Sul, enviados pela FAB (Força Aérea Brasileira) da BACG (Base Aérea de Campo Grande), e pelo Exército Brasileiro, com o CMO (Comando Militar do Oeste)…
Brasília (DF), 9/5/2024 – Destroços, pessoas em cima de telhados, muita água. Esse é o cenário que os homens de resgate se deparam no Rio Grande do Sul. Durante a Operação Taquari 2, militares das Forças Armadas fazem buscas e salvamentos por helicóptero em locais de difícil acesso. São os profissionais especializados em Search and Rescue (SAR), na sigla em inglês que significa Busca e Salvamento, capazes de içar pessoas por um cabo da aeronave e conduzir a um local seguro….
Desde a tarde deste domingo, dia 05, a Força Aérea Brasileira (FAB) passou a empregar aeronave remotamente pilotada (ARP), o RQ-900 Hermes, nos resgates às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. No início da tarde desta segunda-feira, essa aeronave completou mais de 24 horas de voo ininterruptas, cobrindo uma área superior a 1.351 km2. Ao longo da madrugada, foram realizadas três missões apoiadas pelo RQ-900, totalizando 36 resgatados….